Como se preparar para debater sobre a fé na universidade

Por Davi Lago

Na universidade, quando alguém te perguntar: “Por que você é crente? Quem é Jesus para você?”, não bastar responder: “Jesus é tudo para mim!”. Precisamos ter conteúdo, precisamos argumentar, precisamos explicar as razões da nossa fé.

Apologética é a disciplina que lida com a defesa racional da fé cristã. O termo tem origem na palavra grega apologia, que significa “defesa”; “falar de volta” (apo – volta; logia – discurso, fala). Em outras palavras, significa fornecer respostas sensatas a “todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pd 3.15).

A proposta geral da apologética é favorecer a fé, de quatro formas: Primeiro, pela vindicação (ou prova), através da qual procuramos demonstrar que o cristianismo é uma crença coerente e razoável. Segundo, pela defesa, através da qual buscamos clarificar a posição cristã em sua dimensão intelectual contra os ataques. Terceiro, pela refutação: através da qual procuramos fazer críticas coerentes aos argumentos que os não-cristãos oferecem a favor de suas próprias crenças. Quarto, pela persuasão, através da qual visamos persuadir os não-cristãos a aplicar a verdade cristã em suas próprias vidas, conduzindo ao compromisso.

Os cristãos precisam estar preparados para entrar em confronto com as filosofias mundanas. “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Cl 2.8).Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2Co 10.5).

Há vários livros, de autores cristãos consagrados, que tratam de temas apologéticos: Porque sou cristão, John Stott, Ed. Ultimato; Crer é também pensar, John Stott, Ed. ABU; Não tenho fé suficiente para ser ateu, Norman Geisler e Frank Turek, Ed. Vida; Pense biblicamente, John MacArthur, Ed. Hagnos; Em defesa da fé, Lee Strobel, Ed. Vida; Em defesa de Cristo, Lee Strobel, Ed. Vida; Filosofia e cosmovisão cristã, J.P. Moreland e William Craig, Ed. Vida Nova; Princípios para uma cosmovisão bíblica, John MacArthur, Ed. Cultura Cristã;
Fundamentos inabaláveis, Norman Geisler, Ed. Vida; Curso Vida Nova de Teologia Básica – Apologética, Ed. Vida Nova.

Nenhum comentário: