RETIRO DOS UNIVERSITÁRIOS GETSÊMANI - 20 e 21 de março 2009


Tema: Alienação do prazer - O cristianismo frente ao hedonismo, consumismo e erotização da sociedade contemporânea.

Data: 20 e 21 de março.
Local: Sede Campestre da Igreja Batista Getsêmani.
Valor: R$ 35,00 (hospedagem, transporte e alimentação incluídos).

Saída do transporte: sexta-feira (20/3), às 22h30, da portaria da Igreja Batista Getsêmani.
Volta: sábado (21/3), às 18h, direto para o culto da Mocidade.

INSCRIÇÕES: Nos cultos de sábado, domingo e terça-feira, no Espaço Gospel
(31) 8661-3770 – Davi Lago
(31) 8661-3980 – Esmeralda Lago



Apresentação
Convidamos você para participar do Retiro dos Universitários da Igreja Batista Getsêmani 2009. O retiro é voltado para todo o público, seja você estudante do ensino médio, universitário ou até já formado em curso superior.
O tema do retiro será: “Alienação do prazer - O cristianismo frente ao hedonismo, consumismo e erotização da sociedade contemporânea”.
Diz a letra da canção "Comida" do grupo Titãs: “a gente quer prazer pra aliviar a dor”. Os seres humanos estão constantemente em busca de prazer. Não há problema nisso, pois foi Deus quem criou o prazer para o homem. O problema, é que, no mundo atual, o prazer nas coisas transitórias a todo custo se tornou a realidade última de tudo. As pessoas no mundo contemporâneo buscam o prazer incessantemente, à procura da felicidade apenas nesta terra, sem levar em conta a eternidade. A juventude, em especial, ignora a realidade da morte e da busca de um sentido para a vida. As pessoas hoje buscam se alienar das realidades eternas através de uma imersão irrestrita ao prazer, sem pensar nas consequências dessa atitude.
Três linhas de pensamento se destacam na sociedade atual: hedonismo, erotização e consumismo. O hedonismo é a corrente filosófica que afirma que a vida deve ser regida pelo princípio do prazer. O hedonismo abre portas para a erotização e o consumismo. Através da erotização da sociedade, as pessoas passam a ser vistas apenas por seu valor sexual. Já o consumismo é a promessa de felicidade e prazer baseada em bens materiais que se capitaliza pelo poder de escolha de cada um.
O objetivo central do retiro é abordar o tema da alienação do prazer e todas suas implicações na sociedade. Será analisado, por exemplo, o papel da internet, televisão, música, cinema, literatura e moda na difusão do hedonismo, consumismo e erotização, bem como qual deve ser a postura cristã diante dessas filosofias.
A programação inclui palestras, mesa de debates, grupos de estudos, devocionais, louvor e tempo livre para lazer e comunhão. A Sede Campestre da Igreja Batista Getsêmani possui dois campos de futebol, quadras poliesportivas, quadra de tênis, sauna, várias piscinas e lagoa para pesca.

Objetivos do retiro
- Equipar cristãos para que possam evangelizar com poder;
- Estimular interação e comunhão;
- Criar espaço para intercâmbio entre várias igrejas;
- Desenvolver idéias e estratégias para influência cristã na sociedade;
- Equipar cristãos para testemunharem poderosamente o evangelho nas universidades;
- Louvar o Senhor Jesus.


Te aguardamos!

Em Cristo,

Pr. Davi Lago

Um comentário:

Fernanda Freitas disse...

Esse retiro foi muito especial, onde ouvimos a razão da nossa fé.

Foi possível pensar a fé.

Obrigada Davi lago e equipe pela dedicação.